Veja artigo abaixo:
Estamos chegando ao final do ano de 2021, e com ele, além dos diversos ensinamentos que obtivemos através dos mais variados desafios, começamos a projetar nossas ações para 2022. Para isso, é essencial compreendermos alguns movimentos e estarmos por dentro de quais são as tendências, para que possamos desenvolver planejamentos que sejam cada vez mais estratégicos e eficazes, no contexto atual. . Por isso, hoje vamos explorar um pouco estas tendências e refletir sobre o que cada uma significa:
Gamificação: Não é de hoje que este conceito vem sendo amplamente divulgado e utilizado por empresas no mundo todo. Para 2022, ficará ainda mais em evidência. Os games podem ser utilizados para treinamentos, onboarding e mais diversas aplicações que aumentem significativamente a taxa de engajamento e retenção de aprendizagem.
Recrutamento e treinamentos Online: Encontros presenciais e longos processos seletivos já são coisa do passado. Todo o processo de recrutamento pode e deverá ser cada vez mais simples e automatizado. Além disso, altos custos com treinamentos, imersões e workshops também podem sofrer mudanças: apostar em modelos de treinamentos mais simples, ágeis e de forma contínua através de plataformas de ensino online pode ser mais efetivo e válido em 2022.
Foco na saúde e bem estar: Cada vez mais as empresas estão compreendendo que é necessário entender o indivíduo e preservar sua saúde mental. Em pesquisa desenvolvida pela Kenoby, 93% dos funcionários relatam que sentem falta de um olhar mais empático das empresas para com os funcionários, uma vez que estes itens corroboram diretamente para o aumento de produtividade. Portanto, torna-se essencial colocar no radar ações estratégicas que visem o desenvolvimento de bem estar e saúde mental aos colaboradores.
Clima organizacional: Este ponto está diretamente relacionado com o anterior. Criar ações para medir o clima organizacional é essencial para compreender inclusive como está a saúde e bem estar de todos os indivíduos. Oportunizar espaços, mesmo que online, para mensurar e compreender o clima da organização, aspectos motivadores e desmotivadores, é estratégico.
Espaço para feedback: Se sua empresa ainda não possui estratégia de feedbacks, cerimônias de troca de experiências e diálogo entre os times ela está perdendo uma grande oportunidade. A colaboração constante e espaço para o crescimento são essenciais para a construção de uma cultura forte e equipes engajadas e produtivas. Além de investimento em ferramentas de autoconhecimento.
Além destes pontos, ressaltamos aqui a importância de trabalhar fortemente a cultura organizacional, isto é: possuir valores e norteadores claros, visões de mundo, propósito e indicadores claros que atinjam a todos na organização.
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