O mercado de trabalho exige que empresas tenham a capacidade e dinâmica de encontrar e formar equipes engajadas e alinhadas ao objetivo do negócio, fator preponderante para o sucesso, crescimento orgânico e competitividade. Contudo, algumas dúvidas de como atrair os candidatos corretos, ou até mesmo se o negócio é atrativo o bastante permeiam na cabeça dos gestores.
Esta jornada se inicia com um bom planejamento: cronograma de início, meio e fim, flexibilizando o volume da cada vaga, afinal, cada uma possui suas particularidades as quais precisam ser respeitadas. Além disso, é crucial montar o funil de contratação, isto é: definir de forma bem clara as etapas, processos e interações que os candidatos terão com sua empresa, a fim de facilitar a gestão e otimização dos resultados.
Sem isso, fica difícil de compreender o que aconteceu em cada etapa, com cada candidato e o que pode ser melhorado em interações e rodadas futuras de contratação: lembre-se sempre: "o que não é medido não é gerenciável", o mesmo acontece para o capital humano. Por isso, a necessidade de utilização de ferramentas de gestão de pessoas que habilitem tais ações nos processos.
Outra etapa muito importante desta jornada, é utilizar uma plataforma de recrutamento eficiente e que atenda às suas expectativas e que tenha exatamente a descrição da vaga incluindo habilidades e técnicas comportamentais para que o candidato possa avaliar se está ou não apto para a função. Uma estratégia também é solicitar indicações dos colaboradores da empresa, ninguém melhor que as pessoas que vivem o dia a dia da organização para saber quem tem o perfil adequado para enfrentar os desafios do negócio.
O banco de talentos é muito importante para que currículos sejam catalogados e facilitam para localizar com agilidade o profissional mais adequado para a vaga.
Além destes aspectos operacionais, é importantíssimo utilizar de ferramentas de gestão de pessoas para compreender de forma efetiva quais são os perfis necessários, skills complementares e como criar ou desenvolver oportunidades de crescimento geral para a organização. Também, vale buscar processos de seleção cada vez mais humanizados, que visam valorizar muito mais aspectos comportamentais e gerar experiências que façam sentido para o propósito do colaborador.
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