Muito falamos aqui sobre a necessidade de apostar na gestão de pessoas para o crescimento orgânico e sustentável de negócios. Hoje, buscamos trazer alguns casos reais de empresas e os seus resultados obtidos através de uma gestão de pessoas efetiva.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Workfront, empresa de software dos EUA, apenas 39% do expediente é gasto efetivamente com trabalho. Isso significa que o restante do dia é desperdiçado, gerando custos desnecessários para a empresa.
Por isso, é essencial possuir estratégias de gestão de pessoas que gerem maior motivação aos funcionários com o alinhamento das atividades, o reconhecimento e uma comunicação interna mais efetiva. Profissionais engajados entregam maior produtividade, e com isso lucratividade aos negócios.
Um exemplo disso, é a empresa Dell. A Dell é uma das grandes referências quando se trata de gestão de pessoas, se destacando bastante pelas iniciativas que difundem respeito e inclusão ao colaborador. Segundo dados internos recentes, a satisfação interna dos colaboradores aumentou cerca de 20% após a empresa aplicar estratégias de gestão de pessoas, dando maior flexibilidade aos seus colaboradores, por exemplo.
Outro exemplo é a Meta, a gigante de Zuckerberg possui um número altíssimo de satisfação dos colaboradores e índices quase nulos de turnover. O aumento da taxa de turnover é geralmente causado pela insatisfação dos colaboradores em não conseguir equilibrar a vida pessoal com a vida profissional e na Meta esse índice é mínimo.
Um ponto importante a se ressaltar, é sobre o investimento em ações de gestão de pessoas e o quão efetiva uma estratégia pode ser, apenas com ações simples de valorização dos indivíduos, focadas na experiência do colaborador e na retenção de talentos. A Nubank, por exemplo, levanta a bandeira: "pessoas em primeiro lugar" e promove amplamente a discussão de ideias e aproximação das pessoas, através da criação de grupos como o NuBlacks, composto pelos próprios funcionários para discutir e debater assuntos do universo afro. Estes fatores além de criar uma boa experiência aos seus colaboradores, ajudam a fortalecer a marca, que é uma das mais amadas pelos brasileiros.
Estes são apenas alguns exemplos reais de como a gestão faz a diferença em negócios reais, afinal, todos são movidos por pessoas, sonhos e estes precisam estar conectados à organização. Se precisar de ajuda em seu negócio, fale conosco agora mesmo!
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